Projeto

O Roteiro dos Bandeirantes foi instalado no dia 14 de novembro de 2003 por meio da Resolução nº 16/2003, em Santana de Parnaíba, pelos Secretários Meirelles, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Goldemberg, do Meio Ambiente, e pelo adjunto Edmur Mesquita, da Cultura.

O Consórcio Intermunicipal foi criado para viabilizar as ações conjuntas das oito prefeituras em torno do desenvolvimento turístico da região. No seu lançamento, levou a assinatura dos Prefeitos Silvio Roberto Cavalcanti Peccioli, de Santana de Parnaíba; Raul Silveira Bueno Júnior, de Pirapora do Bom Jesus; José Carlos Melaré, de Tietê; José Leonel Santi, de Cabreúva; Erval Steiner, de Porto Feliz; Pilzio Nunciatto Di Lelli, de Salto; Lázaro José Piunti, de Itu; Carlos Aymar Srur Bechara, de Araçariguama; e do Secretário João Carlos Meirelles.

O projeto turístico foi oficializado pelo governo paulista, em parceria com as oito prefeituras que formam o circuito. "Estamos desenvolvendo uma política de regionalização do turismo. O carro-chefe são os roteiros ou circuitos, dos quais o dos Bandeirantes faz parte", explicou o secretário executivo de Turismo, Marco Antônio Castello Branco, no lançamento do projeto.

O "Roteiro dos Bandeirantes" está inserido em um projeto maior denominado Circuito Turístico da Hidrovia Tietê-Paraná, que congrega 86 municípios em 900 quilômetros navegáveis. O mesmo Rio Tietê, que na capital paulista agoniza, é um dos principais atrativos do passeio. No passado, ele foi de extrema importância na formação dos povoados que nasceram próximos às suas margens e no desenvolvimento do Estado. Castello Branco aponta para a possibilidade de tornar o Rio Tietê navegável.

Santana do Parnaíba | Pirapora do Bom Jesus | Araçariguama | Cabreúva | Itu | Salto | Porto Feliz | Tietê